quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fé em Deus e nada mais!

Romanos 3
20 Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras. 21 Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei. A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte: 22 Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que creem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. 23 Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. 24 Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.

Está claro aqui que não é pelo "bem" praticado que somos aceitos por Deus, mas ainda ouvimos propostas vindas de um púlpito evangélico, tal qual as penitências católicas, ou ainda as exigências de outras religiões, que precisamos fazer alguma coisa para que Deus nos aceite "de novo". As orações deixaram de ser por Deus, pelo que Ele é, são para aplacar a culpa e conseguirmos o perdão pelo pecado cometido, para barganharmos, para "mover a mão de Deus".

Há uma tentativa de convencer a Deus que podemos ser aceitos por ele, afinal nós fazemos a nossa parte, dizimamos e ofertamos, participamos do grupo de caridade levando comida e roupas aos pobres, isto deve valer alguma coisa!

O que o Paulo está dizendo aqui é que a única possibilidade de sermos aceitos diante de Deus é por meio da fé em Cristo Jesus. É Jesus quem reconcilia todos a Deus, é através Dele (Jesus) que temos acesso a Deus (João 14:6), é por Ele (Jesus) que o Pai nos ouve.

Nossa fé em Cristo é tudo o que precisamos para vivermos neste mundo de forma a expressar Deus, comunicar seu amor, ter uma mente limpa e o coração puro. Não é o que fazemos que nos livra da culpa, pois fazendo o que for não conseguimos nos sentir livres da culpa, não encontramos o ponto no qual a nossas atitudes "boas" satisfazem e/ou compensam a nossa culpa, porque não há nada que possamos fazer a não ser crer que Cristo satisfez todas as exigências que nós nunca poderíamos satisfazer.

Não é o que deixamos praticar que nos torna aceitáveis perante Deus. A bíblia deixa claro: "não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo". É quando colocamos nossa fé em Cristo que vivemos, de fato, a vida que Deus quer para nós, pois é nesta fé que somos moldados à imagem de Jesus, é nesta fé que somos transformados e praticamos BOAS OBRAS, porque a ação do Jesus formado em nós, mediante a fé, nos leva a abraçar atos de justiça e abandonar obras que nos afastam de Deus.

Jesus é tudo em todos, é a videira verdadeira é a vida verdadeira, sem culpas, com oferta de perdão e graça. O bem que fizermos a partir daí é a ação desta graça em nós, de graça e pela fé.

Em Jesus, que nos reconciliou com o Pai de uma vez por todas.

Um comentário:

Unknown disse...

As boas obras são fruto da nossa salvação. Elas surgem porque já fomos salvos, e não o contrário... E a nossa salvação já não é mais, como pensamos um dia, um certificado de entrada no céu, mas uma certidão de nascimento, de um novo ser, de um novo modo de vida. Lindo texto, amigo...